Diretrizes do portal blumenau.ufsc.br
Diretrizes para publicação no site blumenau.ufsc.br
A Política Editorial tem o objetivo de instruir, organizar e qualificar o conteúdo institucional difundido nos canais oficiais de comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) baseado nos valores da Agecom: autonomia, comprometimento, cooperação, equidade, ética, transparência e pluralismo.
Balizada pelo paradigma relacionado à defesa da universidade pública, exercendo a missão de gestão da comunicação pública da UFSC e de socialização da informação e do conhecimento, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade justa, democrática e com qualidade de vida.
O conteúdo aqui apresentado tem como base o documento ‘Diretrizes Técnicas de Comunicação da UFSC’, elaborado pela Secretaria de Comunicação (Secom) em 2023.
Regras gerais:
O conteúdo jornalístico divulgado pelo portal blumenau.ufsc.br abrange publicações de matérias sobre projetos, ações e iniciativas relativas à pesquisa, à extensão e ao ensino.
As publicações incluem, desde que preservados os critérios de noticiabilidade e o interesse público:
- Ações de relacionamento com a comunidade tais como a divulgação de dados e informações de interesse público relacionados ao saber produzido pela e na Universidade;
- Ações de internacionalização da UFSC;
- Ações, planos e atividades da gestão universitária;
- Ações que envolvam egressos da instituição, desde que diretamente relacionadas às atividades exercidas enquanto estudantes da UFSC e/ou sob o enfoque da contribuição que a vida acadêmica trouxe para o egresso ou suas atividades e conquistas;
- Podem ser publicadas: notícias sobre eventos educativos, culturais e científicos, promovidos, apoiados ou que tenham participação da UFSC, tais como congressos, seminários, mesas-redondas, oficinas, palestras, jornadas, fóruns etc;
- Podem ser publicadas: notícias de organizações e publicações afins sobre temas de interesse institucional, oriundas dos governos federal e estadual, MEC, MCTI, Andifes, Capes, CNPq, SBPC, Fapesc etc.
Conteúdos publicados pelo portal blumenau.ufsc.br:
Serão avaliadas, a partir de critérios de relevância, noticiabilidade e interesse público, as divulgações que tratem sobre os seguintes temas:
- Eventos – No caso da participação de servidores ou pesquisadores da UFSC em eventos, poderá haver a divulgação prévia caso o assunto a ser tematizado/discutido/apresentado tenha ineditismo ou amplo interesse público. Também está prevista a divulgação de participação em grandes eventos internacionais. Não serão divulgados eventos com conteúdos que afrontem os direitos humanos e o Estado democrático de Direito. Cabe ressaltar que relatos de eventos já realizados serão avaliados caso a caso (levando em conta o contexto, a factualidade, amplitude e relevância). No caso de palestras de servidores ou estudantes em eventos de outras instituições e eventos organizados por empresas privadas que usem os espaços da UFSC, sem que a Universidade faça parte da organização, serão consideradas características como gratuidade, interesse público e impacto social. Para divulgação de eventos realizados por membros da instituição, recomenda-se um prazo de antecedência de no mínimo 10 dias. Não serão divulgados no site eventos sobre temas de interesse de um público muito restrito (hipersegmentação), com pouca oferta de vagas ou apenas para iniciados.
- Conteúdos de outras entidades – Também poderão ser publicadas matérias abordando ações e iniciativas de entidades que atuam na defesa do ensino público, da ciência e tecnologia e da autonomia universitária, além de organização e envolvidas com a temática do ensino, extensão, pesquisa e inovação ou defesa da universidade pública.
- Cursos de Extensão – Serão divulgados os cursos de extensão devidamente oficializados pela UFSC que tenham interesse e abrangência pública, principalmente aqueles que envolverem atividades diretamente oferecidas à comunidade. Preferencialmente, serão publicados aqueles cursos oferecidos de forma gratuita ou que tenham possibilidade de isenção no pagamento. Não serão divulgados cursos não institucionalizados, ainda que oferecidos pessoalmente por servidores ou estudantes da UFSC.
- Comunicados aos servidores – Avisos e comunicados de interesse exclusivo de servidores em atividade serão publicados no portal do servidor (servidores.blumenau.ufsc.br) e outros canais institucionais como o e-mail funcional e
- Prêmios, reconhecimentos e homenagens – Poderão ser divulgados prêmios, reconhecimentos e homenagens obtidos por servidores e estudantes da UFSC, relacionados a atividades ligadas à vida acadêmica da pessoa agraciada, na medida da relevância da premiação, reconhecimento ou homenagem para a sociedade, em alinhamento com o expresso neste documento e nos objetivos da Universidade. Como regra, o portal blumenau.ufsc.br não divulgará finalistas em premiações, salvo em casos de ineditismo e na medida da relevância da premiação.
- Periódicos científicos – O portal blumenau.ufsc.br publicará notícias de lançamento de novas edições de periódicos científicos editados ou que tenham vínculo institucional com a Universidade, na medida de sua importância para comunidade de pesquisadores e abrangência para o público em geral. A notícia conterá link para a nova edição do periódico. Não serão reproduzidos artigos científicos no portal blumenau.ufsc.br, salvo em partes e quando integrarem o material jornalístico.
- Notas de falecimento – Serão divulgadas no site blumenau.ufsc.br, em forma de notícia, somente as notas referentes a falecimento de pessoas que possuam vínculo direto com o Campus Blumenau, a saber: servidores docentes (ativos ou aposentados), servidores técnico-administrativos (ativos ou aposentados), discentes devidamente matriculados (graduação ou pós-graduação) e funcionários terceirizados.
- Editais, portarias, resoluções, entre outros documentos oficiais devem ser enviados por meio de um link do repositório do setor emissor na UFSC para sua publicação em notícias do site.
Conteúdos NÃO publicados pelo portal blumenau.ufsc.br:
O site blumenau.ufsc.br não fará a divulgação de artigos de opinião, notas de repúdio ou afins, exceto notas públicas emitidas pela Administração Central e/ou aprovadas pelo Conselho Universitário. Também não serão divulgados os seguintes conteúdos:
- Ofertas de estágios, empregos, programas de trainee ou outras oportunidades remuneradas. Nestes casos, a divulgação será direcionada para outros canais oficiais, como o e-mail institucional e o site de estágios do campus.
- Processos seletivos para ligas acadêmicas ou esportivas, empresas juniores, clubes, e similares. Nestes casos, a divulgação será direcionada para outros canais, como as mídias sociais da Universidade. A equipe de Comunicação e Eventos Institucionais irá avaliar a possibilidade de divulgação conforme as características específicas de cada meio, abrangência de público e pertinência.
- Relatórios setoriais de gestão e balanços de atividades/realizações, exceto, para relatórios de gestão da Direção para fins de atendimento ao princípio da transparência, com amplo interesse da comunidade interna e externa.
- Questionários – Não são divulgados questionários para coleta de dados em pesquisas. Exceção ocorre em casos de interesse da Administração Central e da Direção do campus. Nestes casos, os meios de coleta de dados deverão ter aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC.
- Publicações da UFSC sem ISBN.
- Promoções de cunho estritamente pessoal ou nomeações em conselhos, entidades de classe ou cargos públicos que não envolvam amplo interesse público, a menos que sejam órgãos deliberativos nacionais com impacto em políticas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia ou que sejam feitos inéditos.
- Etapas de concursos públicos para provimento de cargos que não sejam o lançamento de edital (e prorrogação, se for o caso), início de inscrições e divulgação de resultados.
Como são tratadas as sugestões ao site blumenau.ufsc.br:
- Todas as requisições de publicação devem ser encaminhadas, com antecedência mínima de dois dias úteis, para o e-mail
. Pedidos que não atendam a essas características não serão publicados.
- Para a melhor análise, sugere-se ao solicitante que envie uma sinopse, entre cinco e dez linhas, sobre o material a ser divulgado. Se for um evento acadêmico, por exemplo, é importante justificar sua relevância para a comunidade ou contextualizar brevemente o assunto; se for uma pesquisa acadêmica, um breve resumo contendo objetivos e resultados.
- Materiais recebidos apenas em formato de imagem (cartazes, folder digital, postagens, etc.) ou somente links não serão avaliados. Editais, portarias, resoluções, entre outros documentos oficiais devem ser enviados por meio de um link do repositório do setor emissor na UFSC para sua publicação em notícias do site.
- Todos os conteúdos enviados e sugeridos para publicação no portal blumenau.ufsc.br passarão pela validação e tratamento do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais. Não serão publicados textos em linguagem inadequada, com erros de ortografia ou não validados por esses profissionais.
- Caso a divulgação tenha relevância para toda a UFSC, o Serviço de Comunicação fará o encaminhamento para publicação pela Agecom no site ufsc.br e no mailing Divulga UFSC.
- Caso a divulgação tenha relevância para público geral e externo, o setor encaminhará para contatos de repórteres em jornais, sites, TV e rádio.
- Os casos omissos do presente documento de regras e princípios serão resolvidos pelo Serviço de Comunicação e pela Agência de Comunicação (Agecom), em consonância com a Secretaria de Comunicação da UFSC (Secom).
Este documento poderá ser complementado com novas normas, instruções e procedimentos em função de demandas específicas de comunicação apresentadas pelos diferentes públicos atendidos, bem como em decorrência das transformações tecnológicas no campo da comunicação.
Esta política editorial foi atualizada em 08 de março de 2024.