Mídias Sociais

Diretrizes de Mídias Sociais da UFSC Blumenau

As redes sociais são canais de comunicação interna e externa, ou seja, são utilizadas para recados relevantes à comunidade interna e também visam a promoção do Campus Blumenau e da UFSC perante a sociedade. Isto porque temos seguidores dos mais diferentes perfis, e não apenas estudantes. As publicações devem mostrar como funcionam ensino, pesquisa e extensão, a qualidade da formação proporcionada pela UFSC e a expertise de nossos servidores.

  • Gestão de Mídias Sociais: É o processo que começa no planejamento das postagens, passa pela produção do conteúdo e se conclui com o monitoramento dos resultados.

As mídias sociais oficiais da UFSC Blumenau e as orientações gerais de público são as seguintes:

  • Facebook – A página oficial da UFSC Blumenau é destinada para ações que envolvam o público externo e/ou vários públicos internos simultaneamente (estudantes e servidores). Divulgação de informações que precisam atingir um público amplo. Utiliza como base as notícias veiculadas no portal da UFSC Blumenau.
  • Instagram – Rede destinada à publicação de conteúdo multimídia (imagens e vídeos) com foco no público externo. Notícias efêmeras são veiculadas por meio da ferramenta stories (duração de 24h). Postagens no feed serão avaliadas caso a abrangência do tema alcance mais de um segmento acadêmico (estudantes e servidores), simultaneamente, e também caso haja imagem de acordo com os critérios de qualidade que o canal exige.  
  • LinkedIn – Destinada prioritariamente ao público externo e egressos da UFSC Blumenau. Divulgação com foco em pesquisa, inovação, pós-graduação e relacionamento com a sociedade (empresas, entidades, associações, poder público, etc.). Foco na divulgação de programas de pós-graduação e demais cursos oferecidos pela universidade (oportunidades de aperfeiçoamento profissional).
  • YouTube – Canal com foco no público externo, na divulgação científica e em vídeos institucionais oficiais da Universidade. Priorizará conteúdos como séries científicas, eventos de abrangência externa e a promoção da arte e cultura.
  • – Canal com foco no público interno, funcionando como um “whatsapp” institucional. Permite mandar mensagens instantâneas privadas para qualquer estudante ou servidor da UFSC, criar grupos (times) e também canais de atendimento (com ou sem interação) e de transmissão de informações. A UFSC Blumenau possui o canal Comunica.UFSC.Blumenau onde são enviadas informações internas para servidores do nosso campus. O é acessível pelo computador ou então no app Rocket.chat.

Os perfis oficiais da UFSC Blumenau são: facebook.com/UFSCBnuinstagram.com/UFSCbnubr.linkedin.com/company/ufsc-campus-blumenauwww.youtube.com/UFSCBnu, que são administrados e gerenciados pelo Serviço de Comunicação do campus. Demais perfis que citem o nome da UFSC Campus Blumenau não são oficiais, sendo seus admistradores reponsáveis pelas suas publicações e conteúdos.

Orientações gerais:

  1. As páginas e perfis oficiais da UFSC publicam exclusivamente campanhas, notícias, avisos e eventos organizados ou apoiados pela Universidade, sendo necessário vínculo institucional formalizado.
  1. As postagens nas páginas e perfis das redes sociais oficiais da UFSC devem respeitar as características e formatos de mídia privilegiados por cada plataforma (áudio, vídeo, fotografia, texto), de modo a obter a melhor qualidade e aproveitamento do material produzido e garantir o alcance nas redes.
  1. Conteúdos de utilidade pública, não diretamente ligados à UFSC, podem ser publicados e/ou compartilhados levando-se em conta a fonte, a credibilidade da informação e sua relevância social, a critério do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais do campus.
  1. A publicação de notícias, eventos e avisos é feita principalmente a partir dos conteúdos publicados nos sites blumenau.ufsc.br e servidores.blumenau.ufsc.br, newsletter Informes da Direção e outros meios oficiais de comunicação da Universidade.
  1. Nas plataformas que disponibilizam ferramentas de visualização temporária, as mesmas serão utilizadas, preferencialmente, para a divulgação de notícias ou avisos de caráter efêmero.
  1. Tendo em vista o público das mídias sociais da UFSC Blumenau, será priorizada a publicação de notícias, eventos e avisos de interesse das comunidades universitária e externa, não cabendo nestes canais a divulgação de conteúdos de interesse restrito a um público específico.
  1. Para um maior engajamento, as publicações devem seguir os critérios dos algoritmos das diversas mídias sociais, com intervalos mínimos de 01 (uma) hora entre as postagens e com poucas postagens ao dia, de modo a garantir maior alcance e número de visualizações para cada uma delas, exceto em casos urgentes.
  1. A UFSC pode realizar postagens conjuntas com outras instituições públicas relativas a campanhas ligadas a temas como educação, saúde e cidadania; promoção da divulgação científica; e de eventos interinstitucionais, desde que a Universidade seja parte promotora e/ou apoiadora.
  1. Para os eventos: devido ao fluxo das redes, recomenda-se publicá-los respeitando-se a cronologia das suas realizações ou datas-limite de inscrição, com o mínimo de 07 (sete) dias de antecedência.
  1. Deve-se evitar o culto à personalidade nas ações a serem divulgadas, preferindo-se identificar as instituições envolvidas a valorizar restritivamente as pessoas envolvidas (princípio da impessoalidade).
  1. A linguagem das páginas e perfis da UFSC deve ser informal e acessível a todos os públicos. Serão utilizados links diretos para as notícias ou eventos, imagens, vídeos, hashtags e gifs, evitando-se sempre que possível textos com mais de três linhas. Referências à cultura pop, a personagens ou a assuntos viralizados nas redes podem ser utilizadas como forma de aumentar o alcance das publicações e o engajamento com os usuários.
  1. O gerenciamento das páginas e perfis e a interação com os usuários seguirão os termos de uso abaixo:

               12.1 As páginas e perfis divulgam informações sobre a UFSC. Elogios, questionamentos, sugestões e críticas serão bem-vindos, considerados os parâmetros de civilidade no desenvolvimento argumentativo.

               12.2 Comentários difamatórios, que ofendam, desrespeitem, ameacem ou, de alguma forma, violem leis e direitos, serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

               12.3 Usuários cujos comentários configurem infrações ou crimes previstos em lei estão sujeitos às penalidades cabíveis na forma da legislação vigente, uma vez que os mesmos restam expostos em espaço público virtual podendo qualquer cidadão efetuar denúncia.

               12.4 Spams (lixo eletrônico), conteúdo de cunho eleitoral, publicidade em geral, pornografia, ofensas e mensagens que incitem o ódio, o preconceito e a violência serão apagados. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

                12.5 Mensagens que incentivem, deliberadamente, a propagação de fake news, promovam a desinformação e o negacionismo científico serão apagadas. Em caso de reincidência, a conta do autor será bloqueada.

                12.6 Os moderadores da UFSC poderão efetuar denúncias às plataformas dos comentários postados nas páginas e perfis institucionais, que violem as diretrizes de comunidade estabelecidas pelas mesmas, tendo em vista o zelo por um ambiente de interação saudável.

                12.7 A UFSC não faz uso de ferramentas de atendimento automatizado em suas redes (chatbots). Os administradores da página estão online de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, sempre que possível, tentarão interagir com os usuários e responder, individualmente, a todos os questionamentos. As mensagens que chegam por inbox, direct ou outro meio de comunicação da rede social devem ser respondidas o mais rápido possível, em um prazo máximo de 24h úteis.

                 12.8 A responsabilidade pelos comentários é dos usuários, e as opiniões expressas não representam, necessariamente, as da UFSC.

  1. A utilização da marca UFSC deve respeitar a identidade visual da Universidade disponível em: https:// identidade.ufsc.br/.
  1. As redes sociais da UFSC devem seguir o Manual de Boas Práticas em Redes Sociais, elaborado pela Agecom.

Restrições:

  • Não são divulgadas informações internas que possam prejudicar a imagem da UFSC.
  • Não são divulgados eventos externos, que não sejam promovidos pela UFSC, bem como vagas de emprego, estágio e demais oportunidades externas.
  • Não são divulgadas informações que visam apenas a promoção pessoal de um servidor da UFSC, mesmo que ele ocupe cargo de gestão.

As páginas e perfis da UFSC Blumenau nas mídias sociais são gerenciadas pela equipe do Serviço de Comunicação e Eventos Institucionais. Para entrar em contato, escreva para

Esta política editorial foi atualizada em 20 de março de 2024.